quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Reflexões


23 de setembro de 2009 são feitas duas entras em hospitais distintos de cidades distantes, porém com a mesma causa:pedras atravessadas nos corpos: um senhor com mais de 100 anos e uma "jovem" de 26 anos.


Ele um dos maiores arquitetos modernos do mundo com brilhantismo na alma e na vida. Ela alguém que busca sentido na sua própria existência, e que utiliza da arte e das palavras meios de se sentir viva. Niemeyer tem mais para contar do que possamos imaginar...ou talvez nem ele mesmo consiga se lembrar de todas as pedras que correm pelo rio da sua vida. Seus projetos são pura sensualidade, inspirado sempre pelas curvas femininas e o que o motivam a acordar todos os dias e seguir em frente, em busca da vida que cada dia é mais economica a ele.


Suas obras rasgam o espaço sem pedir licença e enxem nossos olhos de admiração e estranhamento diante de formas tão sublimes e eloqüentes que se estendem além da nossa percepção visual...e nosso universo fantasioso de criatividade e sonhos.... sonhos estes que esperamos saltar do palco que por ele foi traçado em escandalosa arquitetura, mas que infelizmente ainda, depois de 8 anos de construção não saiu do concreto emaranhado a vigas. Um lugar que ao invés de deslumbrar com sua beleza e contemporâneadade, nos assusta com seus vazios obscuros, que mais se assemelham a um monsoléu abandonado do que um Grand Teatro em acenssão. São quase dez anos de construção e mais de R$6 milhões escoados pelo ralo das várias licitações que foram e as que estão por vir.


É doloroso presenciar tal fato e saber que o mesmo não tem solução. É mais doloroso ainda é precentir que o parto desta obra será tardio a perduração de vida do seu criador. Vida bem vivida permeada a muita fumaça, álcool e mulheres.


Meu resumo de vida se assemelha aos esboços dos projetos aquitetônicos, que se findam apenas aos crokis fantasiados em construções mirabolantes. Porém se encontram como a obra inacabada de Niemeyer, porém sem acabamento esboçado, tornando-se um esqueleto vivo sem carne e repleto de pedras espalhadas....

Nenhum comentário:

Postar um comentário